Empresa em Compliance = Empresa com regras e processos em conformidade com as Políticas e Diretrizes Internas, Lei Anti Corrupção e Suborno (12.846/2013)
Processos de compliance bem estruturados e implementados, fortalecem a cultura organizacional, estabelece regras de relacionamentos e comportamentos, minimizam eventuais fraudes, desvios financeiros, proporcionam segurança nos processos internos e protegem a reputação e patrimônio da empresa.
Na implementação dos Processos de Compliance, temos como proposta:
– Revisar a Estrutura Organizacional e formalizar a Área de Compliance (objetivos, funções, responsabilidades, hierarquia).
– Apoiar no desenvolvimento do Código de Conduta Ética, implementação e treinamento.
– Revisar Políticas e Diretrizes Gerais internas (auditoria, compras, contratos, comercial, contábil, financeiro, TI, segurança informações, jurídico, contábil).
– Criar Canal de Ouvidoria, definição da política, procedimentos, fluxo de processos, composição da equipe, treinamento e capacitação interna.
– Estruturar Área de Auditoria Interna, definição da política geral, procedimentos, padrões de papéis de trabalho, elaboração programa anual de auditoria, composição da equipe, treinamento e capacitação.
– Realizar a revisão dos controles internos com foco na identificação de riscos, suas vulnerabilidades e oportunidades de melhorias nos controles internos e propostas de planos de ações.
– Estruturar processos requeridos pelo compliance, acompanhar e monitorar as atividades. Propor e elaborar fluxos de trabalhos e constituição de Comitê de Auditoria e Riscos.