Grupo Petrópolis – Cervejas Itaipava e Crystal

Grupo Industrial fabricante das cervejas Itaipava, Crystal, Black Princess, energético TNT, 26.000 funcionários com 08 unidades fabris e 180 unidades de distribuição.

 

1) Modelo de Gestão

– Conjuntamente com a controladoria e a área qualidade, desenvolvemos modelo de gestão para acompanhamento dos projetos e metas estratégicas. Criamos Comitês Executivos (recursos humanos, marketing, operações comerciais e resultados) representados pelos gestores das diversas áreas internas. Para as operações dos comitês,  formalizamos as regras, diretrizes e atribuímos as responsabilidades. Neste projeto, revisamos a Missão, Visão e Valores da Organização, criamos rotinas de trabalhos paras as reuniões dos comitês, identificamos os objetivos estratégicos e realizamos o desdobramento das metas e projetos com acompanhamentos realizados pelos comitês.

Formalizamos cronograma de reuniões do Corpo Diretivo com preparação de pauta prévia dos assuntos e formalização das atas com as ações direcionadas.

– Criamos solução BI – Business Intelligence, através portal para acompanhamento dos trabalhos e projetos desenvolvidos pelos Comitês Executivos com os históricos, status / posicionamentos  e indicadores para monitoramento e suporte nas reuniões do Corpo Diretivo e acompanhamento do gestores internos responsáveis pelos projetos.

 

2) Facilities

Desenvolvimento projeto de arquitetura e implementação prédio corporativo (sede administrativa) com 10.000 m2. Neste projeto, contratamos escritório de arquitetura para desenvolvimento da ideia. Após aprovado o projeto e realizada a construção do prédio, providenciamos a instalação da infraestrutura de facilities (telecom, mobiliário, recursos técnicos salas reuniões, portaria, serviços de apoio, jardinagem, estacionamento, definições regras e políticas de convivência).

Implementação processos de controle e gestão de Facilities de forma padronizada com abrangência na unidade corporativa e 8 unidades fabris  (estrutura organizacional, formalização dos processos administrativos das unidades fabris, unificação de contratos serviços, manutenção predial, limpeza, portaria, serviços gerais, padrão de materiais de limpeza, equipamentos, etc). Orçamento anual R$ 34,0 milhões. Com a implementação do modelo padrão de Facilities, obtivemos uma redução de despesas  de R$ 5,0 milhões/ano.

– Criação da Área de Gestão de Viagens Corporativas, orçamento anual R$ 17 milhões. Definimos a Política de Viagens, formalizamos os processos e procedimentos de solicitações, atendimentos e controles internos,  realizamos a contratação de serviços especializados em gestão de viagens (Agência de Viagens), renegociamos os contratos com fornecedores hotéis, cia áreas e locadora de veículos, implementamos indicadores de desempenho e definimos metas de tarifas. Neste projeto, realizamos uma economia com despesas de R$ 1,7 milhões/ ano.

– Através da criação de uma Central de Serviços Administrativos, centralizamos a gestão, controle e pagamentos dos contratos corporativos (R$ 13,7 milhões) referente contratações de serviços de outsourcing com impressões  (770 impressoras), telefonia celular (10.000 linhas), links de internet (400 links diversas operadoras), serviços de controle pragas, fornecimento materiais de escritório, dentre outros contratos. Neste projeto, obtivemos uma redução com despesas de R$ 5,7 milhões, além dos ganhos com produtividade e controle dos contratos.

– Através da solução Power BI, estruturamos processos de BI – Business intelligence para monitoramento dos processos Administrativos / Facilities (controle de despesas, consumos, indicadores e metas de desempenho, melhores práticas, acompanhamento de gastos, compartilhamento de procedimentos, melhores práticas) e suporte para as reuniões gerenciais de acompanhamento dos pontos de controles, indicadores e performance das áreas de facilities das unidades.

– Desenvolvimento projeto de estruturação da gestão e controle de  6 lojas de conveniência (boutiques). Neste projeto, realizamos o mapeamento e formalização dos processos, elaboramos  planejamento da gestão do negócio, realizamos as adequações dos sistemas de operações e suporte e definimos métricas de  acompanhamento dos resultados. Também  desenvolvemos site para vendas e-commerce e implementamos  políticas de vendas, gestão de despesas, estoques, desenvolvimento de novos produtos e lançamento de novas campanhas de vendas.

– Implementação de solução expense mobi para gestão, controle e automatização dos processos de prestações de contas com despesas com adiantamentos de viagens. Neste projeto, eliminamos o fluxo em papel de documentos (notas fiscais, comprovantes de despesas, formulários impressos, aprovações de despesas manuais, etc). Os processos de prestações de contas foram digitalizados com regras cadastradas no sistema e processo totalmente integrado como o  sistema de gestão SAP. Este projeto resultou na redução de fraudes, agilidade interna e aumento da produtividade nas nos processos de prestações de contas

 

3) Gestão de TI

– Realizamos o mapeamento dos projetos em desenvolvimento em TI. Elaboramos  Plano Diretor de TI. Levantamos as necessidades de sistemas e infra –estrutura (telecom, servidores, banco de dados, aplicativos, soluções sistemas, data center, oportunidades de serviços técnicos especializados, outsourcing de serviços, atualizações recursos tecnológicos, etc).

– Revisamos e padronizamos os processos, políticas e procedimentos de TI com abrangência em 8 unidades de negócios (desenvolvimentos sistemas, segurança das informações, controle de acessos, utilizações e recursos computacionais, disponibilidades  infra estruturas, backup dados, etc, governança de TI).

– Realizamos a revisão da estrutura organizacional de TI, avalições das necessidades, perfis técnicos, oportunidades de terceirizações, descrições cargos, formalizações das atividades e definições de responsabilidades.

– Implementamos modelo de gestão e acompanhamento de projetos de TI (desenvolvimento de sistemas, infra estrutura, etc), com base na metodologia de gestão de projetos PMOBK, planos de ações, cronogramas.

 

4) Projeto Sistema Gestão Empresarial ERP

–  Realizamos a estruturação de projeto para implementação do sistema de Gestão ERP TOVS Protheus. Neste projeto, conjuntamente com a Consultoria Totvs,  revisamos os fluxos dos processos procedimentos (contábeis, fiscais, compras, contas a pagar, contas receber, tesouraria, fluxo de caixa, faturamento, PCP, manutenção industrial, estoques). Este projeto resultou na melhorias dos processos, eliminou  atividades duplicadas, automatizou  atividades manuais  como pagamentos de fornecedores, lançamentos contábeis, emissão de faturamento, planejamento da produção,  etc, além de integrar os módulos sistêmicos da solução de ERP.

– Realizamos a automatização dos processos de SAC (atendimento ao consumidor) através da implementação da solução de sistema CRM Plusoft.

– Estruturamos processos e implementamos ferramenta de BI Business Intelligence Cognos para automação dos processos de projeções orçamentárias de despesas, investimentos, receitas e resultados por centro de custo.

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